quinta-feira, novembro 22, 2007

no mellizos pero hermanos

VENEZUELA E chega de arte, de poesia, dessa parafernalha toda inútil, e vamoagora falar de política: coisa de que não falo faz tempo. Muito bem. E pra voltar a falar um tico de política nada melhor do que um tema em evidência, com pontos polêmicos. Sim, TV Fama e política têm muito em comum. Ok, Venezuela. 3º mandato do Lula, adesão ao Mercosul, muitas coisas muitas coisas.

Eu quero saber quem foi que inventou essa parada de 3º Mandato. Ora essa, quem ouviu alguém falando em 3º Mandato!? Isso é uma loucura, não tem nada de 3º mandato. E, claro, como não podia deixar de ser, a oposição já começou a tecer paralelos com a proto-ditadura chavista. Afinal, Lula, o lobo mau, vai dar um golpe de Estado, anexar o Brasil à Venezuela, armar um exército com o companheiro Chávez, dominar todos os países da América Latina e (SOCORRO!! NÃO!!) estabelecer um socialismo bolivariano! Ora, faça-me o favor. Quem acredita em 3º mandato é Regina Duarte.

Questão de Geopolítica na prova do 2º bimestre de Geografia com a professora Verônica:
Porque não vai haver ditadura chavez-lulista no Brasil?

Resposta:
1- Questão Geográfica: O Brasil (189,9mi de hab. - 8,5mi km²) é populacional e territorialmente humilhante em relação à Venezuela (27,4mi de hab. - 916.000km²). Além disso, o Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, enquanto a Venezuela faz com só 3. Ou seja, a influência do Brasil no continente é muito maior que a Venezuela.
2- Questão História: Na primeira metade da década de 90, a Venezuela passava por uma crise política absurda. Durante o ano de 92 o país passou por dois golpes de Estado. Chávez é eleito em 98, com grande apoio popular. O Brasil, na década de 90, está gozando de total paz política. Afinal, com FHC nem tinha como ser diferente. Economia controlada, política controlada.
3- Questão Econômica: A Venezuela é rica, o Brasil, não. Se o petróleo ficar intacto e o resto da economia mundial for abaixo, a Venezuela nem treme, já o Brasil afunda e afunda feio. Chávez pode xingar quem ele quiser de "diablo, enfermo...", não faz diferença, pode criar inimigos mundoafora. O Lula, não. Aliás, se o Lula sair por aí despirocado com uma boina vermelha falando em diabo, vai ser bem engraçado. Os empresários brasileiros não vão deixar o Lula aprovar um 3º mandato. Os paulistas, os sulistas não vão deixar. O Lula não tem força econômica pra tanto.
4- Questão Política: Chávez tem a maioria do Congresso Venezuelano com ele. O Lula, minha gente, não tem. Se tivesse, não haveria sufoco niúm pra aprovação de CPMF, se tivesse, escândalos como Mensalão e Renan Calheiros teriam virado poeira embaixo de tapete. O Lula não tem suporte político interno pra aprovação de um terceiro mandato.
5- Questão Militar: O presidente Venezuelano é militar, tem apoio militar, pode rodar a bahiana que os milicos rodam junto. No Brasil, parece que os militares tão mais preocupados em discutir a cobertura aérea da Amazônia, do que apoiar o Lula num golpe de Estado - oquequerqueseja.
6- Questão Social: Os nordestinos, os pobres, os petistas, os subversivos-de-esqueda, os folgados-ajudados-pelos-programas-assistencialistas, chamem do jeito que quiserem, essa gentarada não tem força política, nem estrutura pra dar ao Lula tanto poder (vide eleições do ano passado que Lula quase perdeu por conta de um mito - que todo mundo pareceu esquecer - sobre um dossiê, aquela porcaria toda...). A população brasileira tem bem menos consicência política que a venezuelana.

Enfim, acho que deu pra mostrar pra dona Verônica o quanto é difícil que venham a deixar o Lula ficar 4 anos a mais. E, pra mim, isso tudo é invenção dos DEM(os, ex-PFL, ex-ARENA) e afiliados, que por sinal nada podem falar de democracia ou Estado de Direito ou respeito à Constituição.

Mas uma coisa que pode acontecer é a Venezuela se tornar membro official do Mercosul. E a coisa anda balançando o Congresso. Foi aprovado pela CCJ, e agora vai pra Câmara. Provavelmente vai ser aprovada, e quero ver o que é que vai mudar com isso.

O povo pode relaxar a bisteca. O que não pode é cutucar o Chávez. Ele não vai sair da presidência da Venezuela tão cedo. É bom que a gente não cuspa nem coroe. Fica cada um na sua, senão pode dar merda.

4 Comments:

Blogger Rafael Costa said...

vide eleições do ano passado que Lula quase perdeu por conta de um mito - que todo mundo pareceu esquecer - sobre um dossiê, aquela porcaria toda..

MITO? eu queria um mito de 170 milhões na minha conta!

.É bom que a gente não cuspa nem coroe. Fica cada um na sua, senão pode dar merda.

essa política do deixaquieto é a mesma que explica o Brasil ter se posicionado a favor do governo genocida do sudão, na onu. é o mesmo pensamento que explica o deixa-o-homem-trabalhar (roubar)

não. temos que cuspir no chavez. temos que beliscá-lo, dar um peteleco, fazer um ebó. toda vez que ele aparece na televisão, dou umas boas tamancandas no monitor.

25/11/07 07:50  
Anonymous Anônimo said...

TV Fama e política têm muito em comum
Ouié, bói.
Gostei bastante.
Quanto ao Chavéz, bem, tenho uma teoria de que ele é um disfarce do Cérebro (Pinky e Cérebro, lembra?!)
só esperando o momento certo pra tentar dominar o mundo outra vez...
=]

27/11/07 22:10  
Anonymous Anônimo said...

Ai ai .. gostaria de saber política como vc. Acho importante saber o que acontece, ter uma opinião sobre os fatos, enfim ...Definitivamente, sou uma completa alienada.
Mas, sinceramente, não vim aqui por causa do seu texto. Eu estava lendo a revista Veja dessa semana (05 de dezembro de 2007) e ao me deparar com uma reportagem me lembrei de vc. Gostaria muito de saber sua opinião sobre ela.
É do Reinaldo Azevedo, página 116 pra ser mais precisa. Não digo o título pq. ele já é bem explicativo. Sugiro que vc escreva algo sobre e post aqui no seu blog.

Bem, é isso.

Beijos

2/12/07 21:16  
Anonymous Anônimo said...

O meu e mail, caaaso, vc queira me responder, é ju_rochagas@hotmail.com

2/12/07 21:18  

Postar um comentário

<< Home