quinta-feira, junho 14, 2007

de novo, de volta

A PEDRA DO REINO Eu sempre fui um defensor da grande - coitada e subestimada - massa-audiência. Aquela que assiste às novelas da Globo e ao Faustão aos domingos. Sempre disse que o expectador sabe o que é bom. Não subestime o espectador. Não ache que ele é burro - burro é você. Foi dessa forma que R$800 mil (só do primeiro episódio) ficam no 3º lugar. Tô falando dA Pedra do Reino, adaptação global(?)-televisiva pro livro do Suassuna.
A Globo - como é de praxe - diz que isso já era esperado. Afinal de contas, a microssérie tratava-se de um "produto de arte", experimental. Viu que boazinha?, a Globo deu agora pra fazer "produtos de arte"! Agora... a audiência é baixa, porque o programa tem uma proposta diferente, ou porque é ruim mesmo?

Não tem nada de genial. Tem de diferente, e isso pode causar algum espanto. Falta de linearidade, personagens excessivamente fortes, isso dói um pouco na cabeça do pobre do homem-massa que tá acostumado À Diarista. Natural. Entretando vos digo e repito: o povão sabe o que é bão. Dizer que um "produto de arte" não agradar a um grande público é normal ou esperado é só uma tentativa de encobrir a má qualidade do... produto. Ê mercantilização dos diabos...

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1 Comments:

Blogger Rafael Costa said...

vamos lá:

1) concordo com vc: o público sabe o que é bom.

2) a baixa audiencia não significa que seja ruim.

3) a minissérie é muito boa. produto de arte sim. muito bem filmada, digo isso sem ter lido o romance, mas não precisa de conhecer a obra pra perceber o execelente trabalho do l.f. carvalho. o que mais me chamou a atenção é ingenuidade, bem própria dos textos do ariano, como as coisas tem sido retratadas. isso sem contar na fotografia, cores pardas o tempo todo. ah, to apaixonado.

15/6/07 19:02  

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