segunda-feira, fevereiro 05, 2007

páginas de tédio

PÁGINAS DA VIDA Eu sinceramente gostaria de saber se sou o único que encherga o poço de mediocridade e lugar-comum que são as “Páginas da Vida”, escritas pelo Manoel Carlos e apresentadas pela Rede Globo. Com o intuito de transmitir idéias retrógradas e ser moralista, a novela não tem enredo nem conflito, e se limita apenas a ilustrar problemas cotidianos de famílias ricas. O lugar-comum impera nos tais “diálogos do dia-a-dia”, que é a especialidade do escritor, o qual usa-se de métodos até ridículos para atingí-los. Entre eles:
¤ Nanda - um capítulo que não fale o nome da falecida é raridade. todos vivem em função dela (e olha que ela morreu faz 5 anos);
¤ Parto - não sei o que é pior, usar o parto pra mostrar realidade ou dar-se a esse propósito;
¤ Moralismo - o grande patriarca adora dar lições de moral e de boa conduta. gosta dos bons costumes;
¤ Conservadorismo - essa tem um monte - lugar de empregado é na cozinha, quieto, comendo bolo de fubá (Massafera que o diga) - aborto é coisa do demônio (estamos no século XXI);
¤ Paisagens - o Rio de Janeiro continua lindo, todo mundo sabe. mas botá-lo como enchimento de lingüiça já perdeu a graça.
Enfim, essa foi só uma amostra grátis. Personagens absolutamente sem fundamento, nenhum enredo (não há uma sinopse pra novela), falta de linearidade.
Dela só tiro duas coisas boas. A trilha (bossa nova, não me canso de ouvir) e Winits (personagem e atriz) que estão de parabéns.

Me admira muito não ter lido uma crítica sequer acerca dessa novela. Pode falar que "você fala mal, mas assiste - dá audiência". Óbvio. Não sou ridículo, não vou sair por aí falando mal do que desconheço. Assisto, mas consciente da falta de qualidade.
Graças aos céus que falta menos de um mês pra essa joça acabar. Vou pôr um despertador e dormir. Ele vai me avisar quando chegar o Paraíso Tropical

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Se é que a próxima será melhor. Pra mim, ou vc vê novela sem compromisso com nada, ou arruma algo de mais útil pra fazer. não estou criticando o fato de vc assistir, pq eu tb assisto, mas tb sou consciente da falta de conteúdo, e sei que não vai mesmo melhorar nunca. o povo não gosta de pensar...

5/2/07 15:36  

Postar um comentário

<< Home